sábado, 17 de julho de 2010

Benchmarking

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
BENCHMARKING é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.
Apesar do seu neologismo, "Benchmarketing" é mais do que uma simples combinação de palavras - exprime uma filosofia. Este processo não se limita na simples identificação das melhores práticas, mas, principalmente, na sua divulgação através das diversas técnicas do Marketing. "Benchmarking é simplesmente o método sistemático de procurar os melhores processos, as idéias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior" (Christopher E. Bogan).

* O QUE É BENCHMARK?
Benchmark é aprender com os outros e melhorar o nosso.
Conceituando, benchmark é uma metodologia de nivelamento de performance já muito usada em diversos segmentos de organizações reais que consiste em estudo de melhores resultados dentro do nicho de mercado, permitindo assim um reconhecimento dos pontos fortes, padrões, comportamento e processos.

Alguns conceitos de benchmarking para web:
Conceito
Benchmark aplicado à web é a pesquisa dos melhores padrões utilizados nos diferentes websites com ênfase naqueles que apresentam características de Ai e UX eficientes e comprovadas.
No benchmark a pesquisa, avaliação e comparação não representam um fim, mas um meio para apoiar um processo de melhoria.
É uma forma de aprendizagem, pois procura as melhores práticas para determinados segmentos de web, seguido de uma cuidadosa análise para encontrar o melhor meio de implementar aquele “padrão” encontrado dentro do seu projeto. Sem esquecer um aspecto extremamente importante neste processo: a ética.
Processos
• Planejamento. Desenho e concepção visando a solução dos fatores críticos para o sucesso do site;
• Pesquisa. Identificar as melhores práticas e adquirir dados;
• Análise. Comparar o desempenho e identificar áreas de melhoria;
• Adaptação. Implementar as melhores práticas encontradas e fazer testes para confirmar se estes padrões atendem aquilo que o site se propôs diante de seu público alvo.
Benefícios
• Introdução de novos conceitos de avaliação e novos padrões;
• Melhora o conhecimento sobre seu cliente e sobre o projeto;
• Identificação clara das áreas que precisam de melhorias (áreas críticas);
• Estabelecimento de objetivos viáveis e realistas (sem viagens mirabolantes em busca do projeto perfeito);
• Melhorar o conhecimento da própria organização;
• Melhora o conhecimento dos concorrentes de mercado dentro da web;
• Aprendizado focado no que há de melhor no mercado.
Enfim, benchmark é uma metodologia bem orientada e séria que só tem a acrescentar em qualquer projeto de sites institucionais, portais ou mesmo sistemas. Utilize, comprove e depois me conte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário